22 10 15

Nesta quinta-feira, 22 de outubro, a PEC 187/2012, que prevê eleições diretas para os dirigentes dos tribunais de Justiça de todo o Brasil, foi aprovada por unanimidade pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados. A proposta segue agora para o plenário da Casa, onde precisa ser aprovada em dois turnos para, então, seguir ao Senado Federal.

"As eleições diretas representam a Democratização, a Transparência e o Compromisso, acababando com o caráter personalista hoje existente nas administrações dos Tribunais - muitos se acham os proprietários", ressaltou o presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal, Desembargador Sebastião Coelho da Silva. Para o magistrado não há dúvidas de que o pleito da magistratura terá êxito nas próximas votações. "Tenho convicção de que essa luta será vitoriosa".

A aprovação foi bastante comemorada pelos magistrados presentes na votação e pelo presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o Juiz João Ricardo Costa, que afirmou que magistratura nacional está em um momento de grande celebração. “Quero registrar a importância deste momento para a magistratura brasileira, que hoje tem muitos motivos para festejar", destacou. O presidente da AMB parabenizou ainda a forma como a Comissão conduziu o trabalho de análise da proposta, com espaço para debates e para o diálogo com a sociedade. "Este é o caminho que temos que percorrer para superar a crise que o Brasil vive hoje e para dar à sociedade um Poder Judiciário mais eficaz e mais célere”, afirmou.

 ASCOM/Amagis-DF - 22 de outubro de 2015


 Leia também:

Amagis entrevista Desembargador Belinati sobre eleições diretas

Correio Braziliense destaca eleições diretas nesta terça-feira

CCJ aprova PEC que democratiza eleições em tribunais

Diretas Já reúne magistrados de todo o país em ato público