30 10 15

Começou oficialmente, ontem, 29 de outubro, em Caldas Novas (GO), o maior evento da magistratura brasileira: o XXII Congresso Brasileiro de Magistrados. Reunindo um público de mais de 1.500 pessoas, no Centro de Convenções Di Roma, a abertura do Congresso contou com a conferência magna do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski. Juízes de todo o país, autoridades, ministros e políticos estiveram presentes na cerimônia. O presidente da Associação dos Magistrados do DF (Amagis-DF), Desembargador Sebastião Coelho, e membros da diretoria da entidade também compareceram na solenidade e participam do evento, que segue até este sábado, 31.

Na ocasião da abertura, o Juiz João Ricardo Costa, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, fez um resgate do intenso trabalho desenvolvido pela diretoria da entidade. “O ano de 2014 foi pautado pela construção de uma excelente interlocução no Parlamento (…). Não podemos esquecer o compromisso com os nossos associados em relação à política remuneratória, que atende pontos dogmáticos, como simetria e paridade, porque não podemos aceitar a desvalorização da nossa carreira, tampouco tratamento diferenciado entre juízes da ativa, aposentados e pensionistas. Temos uma carreira única, com limitações muito acentuadas no âmbito dos direitos civis”, ressaltou, sem esquecer das lutas da associação pela democratização plena do Poder Judiciário brasileiro e pelo fim da cultura da litigiosidade no Brasil. Por fim, o presidente da AMB falou sobre a fundamental independência da magistratura para a consolidação da democracia brasileira. “Estarmos organizados em uma entidade como a AMB é o sinal alentador a toda sociedade que estamos dispostos a realizar a nossa tarefa na construção de uma democracia substancial no Brasil”.

A cerimônia de abertura foi marcada ainda por homenagens àqueles que se destacaram na defesa e valorização da magistratura brasileira. Seis magistrados indicados receberam comendas das mãos do presidente da AMB como forma de reconhecimento pelo trabalho que desenvolveram no primeiro grau de jurisdição e em prol dos pensionistas. Houve também, na oportunidade, a entrega da premiação do III Concurso Nacional de Fotografia para Magistrados, para primeiro e segundo lugar.

Palestras 

Nesta sexta-feira, 30 de outubro, o XXII Congresso Brasileiro de Magistrados esteve movimentado com palestras e painéis de discussão sobre variados assuntos relacionados à Magistratura. Dentre os palestrantes, a Juíza do Distrito Federal Glaucia Falsarella Foley proferiu a palestra no tema "Justiça e Sociedade: Percepções e Experiências". A Magistrada é titular do Juizado Especial Criminal de Taguatinga e coordenadora do Programa Justiça Comunitária do TJDFT.

Confira a programação completa e acompenhe a cobertura do evento no site da AMB.

Abaixo, relação dos magistrados do DF que participam do evento:

Juiz Almir Andrade
Juíza Andeza Alvez
Juiz Asdrubal Nascimento
Juiz Fernando Alves
Juíza Gabriela Jardim
Juíza Glaucia Falsarella Foley
Juiz João Fisher
Juiz José Ronaldo
Juis Julio Roberto
Juiz Juraci Magalhães
Juiz Sandoval Gomes
Desembargador Sebastião Coelho
Juíza Joana Darc Medeiros
Juíza Márcia Alves Martins Lobo
Juíza Renata Alves Crispim
Juiz Ronaldo Rossato

 IMG 20151030 WA0021 

IMG 20151030 WA0022 IMG 20151030 WA0038

IMG 20151030 WA0017 IMG 20151030 WA0062