FALANDO

Com o objetivo de fomentar a promoção da Cidadania, da Justiça e da Inclusão Social, a Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF), em parceria com a Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP) e a empresa Aula Móvel, lançam, nesta terça-feira, 19 de abril, o Projeto “Falando Direito”. A abertura oficial da ação acontece durante aula magna a ser realizada no auditório do Tribunal do Júri do Fórum Desembargador Hugo Auler, no Núcleo Bandeirante, em Brasília.

O Projeto “Falando Direito” é gratuito e voltado para estudantes da rede pública de ensino médio das regiões administrativas do Distrito Federal: Candangolândia, Núcleo Bandeirante e Riacho Fundo. A iniciativa também contempla os pais dos alunos selecionados e os professores. A ideia é desenvolver o protagonismo do jovem na condição de cidadão e membro de uma família. Outro destaque é que a ação qualificará os jovens para vestibulares e concursos públicos.

Conforme o defensor público e coordenador do projeto, Evenin Ávila, “Falando Direito” busca promover a cidadania e os direitos humanos. “Esta não é só uma ação de educação, é mais um instrumento que temos para ajudar estes jovens que, na maioria das vezes, encontram-se em situação de vulnerabilidade, extrema pobreza e sem perspectivas de futuro. Queremos formar sujeitos de direitos e favorecer o processo de empoderamento não só destes jovens, mas de sua família e da comunidade em que eles vivem”, aponta.

Para o Juiz Fábio Esteves, vice-presidente da Amagis-DF, que também coordena o projeto, a iniciativa demonstra a relevância de uma transformação cultural partindo do conhecimento e das noções de direito. "A importância do 'Falando Direito' está na proposta de transformação não apenas em matéria de educação, mas também de uma transformação cultural que envolve a conquista da cidadania por aqueles que ainda não a exercem por completo. O esforço conjunto destas instituições enriquece a ação pela ampla abordagem dos direitos tão indispensáveis para o exercício da cidadania, aliás, direitos estes instrumentalizados no dia-a-dia por estas mesmas instituições”, explica.

Clique aqui e acesse a apresentação do projeto.

Os interessados podem acessar também a página oficial do projeto no Facebook: www.facebook.com/falandodireito.


Empresas de comunicação aderem ao projeto

Antes mesmo do lançamento oficial, o “Falando Direito” já conquista parceiros de diversos segmentos, empresários engajados com a ideia de fazer a diferença por meio da ação social. Dessa vez, quem se junta ao time do "Falando Direito" são três empresas brasilienses do ramo de comunicação: a Etcetera Comunicação, a Goint Marketing e a Inova BR. Com as novas parceiras nasce o Falando Direito na Web, através de um portal completo sobre o projeto, que será disponibilizado nos próximos dias pelo link www.falandodireito.org.br, e o Falando Direito nas Redes, através do relacionamento sem fronteiras pelas mídias sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e outros.
 
A Etcetera Comunicação atua no mercado de Brasília, há 10 anos. Fundada e gerenciada pelas jornalistas, Denise Margis e Marina Figueiredo, a agência trabalha com atenção especial ao conteúdo produzido e ao planejamento estratégico na prestação de serviços. Para Denise, diretora executiva da empresa, nem todas as parcerias têm por obrigação obter retorno financeiro, por isso a agência sempre dedica tempo e trabalho para as causas sociais por meio de parcerias. “Muito além de honestidade, confiabilidade e pontualidade, condutas obrigatórias para nós, ninguém faz nada sozinho. Vivemos na era das parcerias e o sucesso, nesse sentido, depende das boas escolhas. O ‘Falando Direito’ é, sem dúvidas, uma excelente escolha, além de uma oportunidade de contribuir para a transformação do nosso meio. Estamos felizes e acreditando nessa parceria em prol de algo maior”, completa a empresária.
 
"Somos apaixonados pelo significado que o projeto 'Falando Direito" representa para o Brasil. Abraçamos a desafiadora missão de quebrar os paradigmas de uma sociedade desigual ao levar o conhecimento das leis que permeiam a sociedade brasileira para jovens que, em sua maioria, desconhecem grande parte dos seus direitos e deveres", pontua a diretora da Goint Marketing, Cinara Guimarães. A empresa, especializada em Marketing Social, é brasileira e como todo bom brasileiro possui também caráter solidário. "É mais que solidariedade, é ter consciência do dever que temos como empresa, em contribuir com a transformação da sociedade. A Goint possui sensibilidade para entender que nosso país precisa da ajuda de todos. Portanto, estamos juntos nessa nobre missão e com gratidão pela oportunidade de compor esse time do bem", afirma.
 
"Quando idealizei a InovaBR, eu queria ajudar as pessoas. Lidava muito com o micro e pequeno empresário, pois era esse o meio que eu vivia. Sabia da minha paixão pela tecnologia e sabia que minha formação em gestão contribuiria para que esse meu público crescesse e se desenvolvesse com controle, sistema, sites, aplicativos e, principalmente, com vendas pela internet. Acabei unindo o útil ao agradável: as ferramentas da Tecnologia da Informação (Sites, blogs, sistemas e aplicativos), com a capacidade de municiar o microempreendedor a vender e conquistar clientes pela internet", explica o diretor da InovaBR, Luis Felipe Cunha. Segundo o empresário, o "Falando Direito" oportuniza pessoas como ele a continuar fazendo o bem e a ajudar pessoas. "Vejo esse projeto como um grande benefício para a minha satisfação pessoal e para a sociedade como um todo - principal propósito do projeto", conclui.