18 04 2016

Na tarde desta segunda-feira, 18 de abril, o auditório do TJDFT recebeu Bert e Sophie Hellinger, casal alemão criador da abordagem da Constelação Familiar. Na ocasião, os alemães ministraram o Seminário sobre Constelações Familiares e Ordens Sistêmicas, organizada pela Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF) e Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para um público de 300 pessoas, composto por magistrados, servidores do tribunal e operadores do Direito.

A mesa de abertura do evento contou com a presença de autoridades da área jurídica, entre elas, o Desembargador Sebastião Coelho, Presidente da Amagis-DF; o Desembargador Fernando Cerqueira, Secretário-geral da ENFAM (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados); o Desembargador Eládio Lecey, Diretor da Escola Nacional da Magistratura; a Juíza Theresa Karina de Figueiredo Gaudêncio Barbosa, Diretora de Comunicação da Amagis-DF; a Juíza Aline Vieira Tomás, representante da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); o Juiz de Direito no estado da Bahia, Sami Storch; Bert Hellinger, filósofo, teólogo e pedagogo alemão; e Sophie Hellinger.

A Diretora de Comunicação da AMAGIS-DF, Juíza Theresa Karina de Figueiredo saudou os presentes, em especial, o casal Bert e Sofhie Hellinger, destacando que a abordagem das constelações difundidas pelo casal alemão é de suma importância para o Poder Judiciário, por preservar a ordem e a paz social. “Nós, magistrados e servidores do tribunal, aqui estamos movidos pelo profundo desejo de que a Justiça não seja um instrumento de opressão, mas ao contrário, de restauração das famílias em conflito, de amparo às vítimas de crimes e, estejamos todos a serviço da paz”, afirmou a Juíza.

O Juiz de Direito no estado da Bahia, Sami Storch é precursor a utilizar a abordagem das constelações familiares em audiências. Segundo o magistrado, o conhecimento das constelações familiares, usado originalmente como forma de terapia, vem se mostrando poderoso e eficaz em outras áreas diversas. “É uma alegria ser um elo para estarmos com Hellinger. Estamos aqui para conhecer e aprender sobre ordens superiores, cujo o conhecimento pode nos nortear na nossa missão a ajudar na pacificação da nossa vida e na vida de outras pessoas que lidamos. Sami agradeceu, em especial a magistratura, por reconhecer a necessidade, neste momento, de ter uma visão mais ampla para resolver questões, que até hoje, não foram solucionadas.

“Constelação familiar não é uma técnica ou método. É um caminho. Uma transição para um novo nível de consciência”, esclareceu Bert Hellinger, no início de sua apresentação. Sua esposa, Sophie Hellinger, destacou a atuação feminina na magistratura do Brasil, citando que na Alemanha praticamente não há mulheres juízas. Destacou ainda, a missão especial que os magistrados possuem ao desempenhar suas atribuições. “Ninguém se torna advogado ou juiz por espontânea vontade. Existe um chamado. Ela está fazendo algo pelo seu próprio sistema, para pôr em ordem, pela injustiça de seus antepassados”, pontuou.

Das 15 às 19h, o casal Bert e Sofhie Hellinger respondeu as perguntas do público e realizou uma constelação familiar. De 21 a 23 de abril, o casal ministrará, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, o Seminário Internacional Constelações Familiares (terapias sistêmicas). As inscrições podem ser feitas pelo site www.hellinger.com.br .

ASCOM/Amagis-DF - 18 de abril de 2016