25 04 16

Nesta sexta-feira, 29 de abril, o Programa Cidadania e Justiça na Escola realiza a abertura oficial das suas atividades de 2016 - a 16ª edição do Programa. A cerimônia está marcada para acontecer às 9h30, no Auditório Sepúlveda Pertence, localizado no térreo do bloco A do Fórum de Brasília. Autoridades do TJDFT e dos parceiros da ação, além dos estudantes das Escolas Classes 512 e 317 de Samambaia, irão prestigiar o evento. Criado em 1999, o Programa Cidadania e Justiça na Escola, foi pela Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB e desenvolvido pela Associação dos Magistrados do Distrito Federal – Amagis/DF, em parceria com o TJDFT e a Secretaria de Educação do GD

Este ano, o Programa irá desenvolver palestras em escolas das regionais de ensino do Plano Piloto, Cruzeiro, Samambaia, Taguatinga e Núcleo Bandeirante. A previsão é que cerca de 10 mil estudantes sejam alcançados.

O Programa tem o objetivo de levar aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental noções de Cidadania e Justiça, que abrangem ética, moral, política e os deveres e direitos fundamentais. Por meio do contato direto dos estudantes com o Poder Judiciário, a ação busca conscientizar os alunos sobre a forma de exercer esses direitos e, com isso, prepará-los para agirem de forma consciente como futuros cidadãos. A partir da conscientização das crianças, bem como dos professores e coordenadores, o Programa visa, ainda, torná-los multiplicadores dos conhecimentos dentro das comunidades em que se encontram. 

O Cidadania e Justiça na Escola conta com a colaboração de magistrados voluntários que ministram palestras aos alunos. O conhecimento repassado permite que as relações, de agora e da fase adulta, sejam travadas com mais respeito, solidariedade, cordialidade e dignidade. Antes do encontro com os magistrados, o conteúdo do Programa é aplicado aos alunos por meio de uma cartilha, em forma de revista em quadrinhos, na qual é explicada a organização do Estado, a função do Poder Judiciário e dos profissionais do Direito.

ACOM/Amagis-DF com informações do TJDFT - 25 de abril de 2016