02 05 16

A "Ação Solidária Rompendo o Silêncio", por meio do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Sobradinho, promoveu, no último sábado, 30 de abril, um mutirão de atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica na Fercal. Idealizada pela Juíza Rejane Suxberger, titular do Juizado, a ação atraiu mais de 200 pessoas. A iniciativa contou com apoio da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF) e participação de outras entidades, como a Promotoria de Sobradinho (MPDFT), a Polícia Civil do DF (PCDF), a Polícia Militar do DF, a Subsecretaria de Política para as Mulheres do GDF, o Serviço de Assessoramento aos Juízos Criminais do TJDFT, a Subsecretaria Psicossocial Criminal do TJDFT - SUCRI,  e a Secretaria Psicossocial Judiciária do TJDFT. Cerca de 80 voluntários participaram do evento, representando as instituições parceiras.

A programação, especialmente preparada pela equipe do Juizado e dos parceiros, contou com atrações culturais e informativas, como palestras, peça teatral, número de dança e oficinas artesanais. As participantes contaram também com stands de atendimento jurídico e de saúde.

As principais dúvidas apresentadas pelas ouvintes foram sobre como a mulher deve proceder diante da violência doméstica, quais as medidas protetivas que podem ser solicitadas nesses casos e quais as consequências jurídicas do ofensor na hipótese de denúncia.

Dos vários stands montados, o mais procurado foi o do ITEB – Instituto Técnico, que prestou assistência médica. No local, as convidadas puderam aferir a pressão arterial e a glicemia, além de recebere dicas de alimentação e sobre a necessidade de uso de medicamentos prescritos. Muitas crianças também compareceram ao evento na companhia de suas mães. Para elas, foi montado espaço lúdico, onde puderam brincar e interagir entre si.  

O telejornal Bom Dia DF, da TV Globo, também destacou a "Ação Solidária Rompendo o Silêncio", na edição desta segunda-feira, 2/5.

ASCOM/Amagis-DF com informações do TJDFT - 2 de maio de 2016