20 05 16

O juiz Luiz Otávio Rezende de Freitas lança, pela Editora Juspodivm, a 3ª edição do livro “Concurso para a Magistratura: Guia Prático”. A obra é direcionada aos candidatos à magistratura, aos estudantes de graduação e aos operadores do Direito, no intuito de apresentar um panorama completo das regras gerais da Resolução Nº 75/09 do CNJ, em especial as relativas a cada uma das fases do concurso, com exposição detalhada da jurisprudência dos Tribunais Superiores e do CNJ sobre o certame para o ingresso na carreira da magistratura.

O livro traz também orientações práticas de preparação para as etapas obrigatórias do concurso, extraídas da experiência do autor como professor e examinador de vários certames. A nova edição vem acompanhada de uma prova discursiva inédita, composta por questões dissertativas e sentenças (cível e penal), devidamente acompanhadas dos espelhos de resposta.

Além disso, inclui entrevistas com vários juízes do TJDFT, TJGO, TJSP e TJRJ, além de magistrados federais e do trabalho, com destaque, nesta edição, para a participação do Juiz Federal Sérgio Moro, que, tal como os demais colegas, trouxe um pouco de sua história de vida e impressões sobre a carreira e o concurso da magistratura.

O prefácio do livro é assinado pela Desembargadora Carmelita Brasil, que presidiu por dois anos a comissão responsável pela organização do concurso para magistratura no DF.

O autor

Luiz Otávio Rezende de Freitas é juiz de Direito Substituto do TJDFT, atualmente lotado no 7º Juizado Especial Cível de Brasília. Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP e em Ciências Penais pela Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul. É professor de cursos preparatórios para o ingresso na carreira da magistratura. Foi membro da Banca Examinadora do Cespe/UnB no XIV Concurso para provimento do cargo de Juiz Federal Substituto do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, no XII Concurso para provimento do cargo de Juiz Federal Substituto do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no concurso para provimento do cargo de Juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, no concurso para provimento do cargo de Juiz-Auditor Substituto da Justiça Militar da União, e nos certames para provimento dos cargos de Juiz de Direito Substituto dos Estados do Piauí, Pará, Maranhão, Ceará e Espírito Santo.

ASCOM/Amagis-DF com informações do TJDFT - 20 de maio de 2016