21 06 16

O programa Iluminuras da TV Justiça, que foi ao ar na última sexta-feira, 17 de junho, destacou o livro “A mulher e a Justiça: a Violência Doméstica sob a Ótica dos Direitos Humanos” - lançado em abril pela Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis-DF) para promover uma abordagem multidisciplinar sobre a violência contra a mulher, com o intuito de aprimorar os mecanismos de prevenção e controle da violência doméstica. O programa entrevistou dois autores do obra: a Juíza Theresa Karina de Figueiredo e o psicólogo Antônio Pereira Rabelo, que falaram sobre os aspectos jurídicos e psicológicos relacionados à violência contra a mulher. Assista em Magistrados na Mídia ou acompanhe os reprises do programa nesta semana: 20/6 (21h); 22/6 (22h30) e 23/6 (7h).

Autor do capítulo "A violência: peça que destrói o existir", o mestre em Psicologia Clínica e Cultura, Antônio Pereira Rabelo, participou do primeiro bloco do programa. Antônio fala sobre Psicologia profunda e revela como abordou o assunto na publicação. “Meu enfoque é baseado na questão da violência e trauma no momento do desenvolvimento emocional primitivo do indivíduo. Eu trago uma contribuição para o livro que creio ser inusitada, porque falo de trauma quando o indivíduo é bebê, na tenra infância”, explica o psicólogo.

No segundo bloco, foi a vez da Juíza Theresa Karina de Figueiredo, autora do capítulo "Violência doméstica: análise das práticas judiciárias" e também organizadora da publicação. Segundo ela, a origem de uma sociedade violenta é uma família violenta. Theresa exalta ainda a Literatura. "Sustentamos nosso trabalho com a pessoa que somos. Temos que fortalecer o ser humano, para suportar as coisas que a gente presencia, sem começar a ter raiva do que vemos. É comum as pessoas que trabalham com crime começarem a ter raiva. É importante fortalecer a alma. A Literatura dá alento, sentimento de integração", define a magistrada.

ASCOM/Amagis-DF - 21 de junho de 2016