02 09 2016

 

Nesta quinta-feira, 1° de setembro, a Ministra Laurita Vaz e o Ministro Humberto Martins tomaram posse, nos cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente, do Superior Tribunal de Justiça. Participaram da cerimônia de posse: o presidente do STF, Ricardo Lewandowski; o presidente da Câmara dos Deputados, então Presidente da República em exercício, Rodrigo Maia; o Senador da República Tião Viana; o presidente do STJ, Francisco Falcão; o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot,; e o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Cláudio Lamachia.

A nova presidente do STJ, Laurita Vaz, a falou sobre o desafio que era assumir a presidência do tribunal, no momento em que o Brasil enfrenta uma crise política e econômica com duras restrições orçamentárias. Durante a cerimônia de posse, a primeira presidente mulher do Superior Tribunal de Justiça, defendeu a celeridade do sistema de Justiça, com a realização de reformas que valorizem, sobretudo, as decisões dos tribunais de primeira e segunda instância. Ao falar sobre a importância do combate à corrupção, Laurita foi aplaudida pelo público. “O país nesse momento luta para se restabelecer e precisa de respostas firmes aos incontáveis desmandos revelados. A população exige uma reação imediata e proporcional. Ninguém mais aguenta tanta desfaçatez, tanto desmando, tanta impunidade",afirmou.

 
Perfis

Laurita Vaz
Especialista em direito penal e direito agrário pela Universidade Federal de Goiás, a ministra Laurita Vaz é a primeira mulher a ser eleita presidente do STJ. Natural da cidade goiana de Anicuns, a ministra é formada em direito pela Universidade Católica de Goiás.

Laurita iniciou a carreira como promotora de justiça em Goiás. Foi nomeada para o cargo de subprocuradora da República com atuação no Supremo Tribunal Federal (STF). Promovida ao cargo de procuradora da República, oficiou no extinto Tribunal Federal de Recursos (TFR). Atuou ainda na Justiça Federal e na Justiça do Trabalho de 1ª instância.

Em 2001, Laurita Vaz foi a primeira mulher oriunda do Ministério Público a integrar o STJ. Desde então, foi ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e corregedora-geral da Justiça Eleitoral. Desde 2014, ocupava a vice-presidência do STJ.

Humberto Martins
Natural de Maceió (AL), o ministro Humberto Martins formou-se em direito pela Universidade Federal de Alagoas e em administração de empresas pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió.

Em 2002, iniciou sua carreira na magistratura como desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas pelo Quinto Constitucional pela classe dos advogados. Atuou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL). Foi corregedor regional eleitoral e diretor da Escola Judiciária Eleitoral.

Em 2006, chegou ao STJ. Atualmente, é membro da Segunda Turma, especializada em direito público, da Corte Especial, colegiado que reúne os 15 ministros mais antigos do tribunal, e do Conselho de Administração do STJ. No ano passado, assumiu a diretoria-geral da Enfam. 

 

Ascom/Amagis-DF - 1° de Setembro de 2016