Últimos dias da campanha de doação de brinquedos

3 10 2017

A campanha 100% Fraterno chega à reta final nesta quinta, 5/10, e ainda precisa de 70 brinquedos pedagógicos para atingir a meta de instalar brinquedotecas especializadas em serviços de acolhimento do DF. A campanha está sendo promovida pela Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ/DF), pelo Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade (IEDF) e pela Associação dos Magistrados do DF (Amagis/DF). 

A VIJ/DF realiza a ação por meio do seu programa de voluntariado, Rede Solidária Anjos do Amanhã, e tem a parceria do Colégio Sigma, na arrecadação e divulgação, e o apoio da Associação dos Servidores da Justiça do DF (Assejus), na disponibilização de postos de coleta nos fóruns do DF

Até quinta-feira, podem ser doados brinquedos pedagógicos para ajudar a instalar e aparelhar brinquedotecas especializadas em sete entidades de acolhimento do DF. Os objetos devem ser novos ou estar em bom estado de conservação e inteiros. Clique aqui e veja os itens necessários nesta reta final da campanha. 

Espaços de aprendizado 

As brinquedotecas pedagógicas são importantes para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais de crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Além de entreter e propiciar momentos lúdicos, esses espaços ajudam crianças e adolescentes a dominarem seus medos, ansiedades e outros bloqueios emocionais, utilizando o brinquedo pedagógico como instrumento de expressão, além de auxiliar no desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais.  

Balanço parcial 

Até o momento, foram arrecadados 382 brinquedos dos 450 necessários. Entre as doações exitosas, destaque para um voluntário do Instituto Brasileiro de Educação em Direitos (IEDF), que mobilizou grupos de amigos e conseguiu arrecadar R$ 5,2 mil, que foram convertidos em 104 brinquedos pedagógicos.

Outra doação importante foi da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, por meio da Coordenadora da Pastoral da Caridade, Luziana Fonseca, que transferiu para a VIJ/DF quatro sacolas de brinquedos pedagógicos arrecadadas na campanha da igreja para o Dia das Crianças. “Nós somos um grupo de voluntariado da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe e ficamos conhecendo o trabalho da Rede Solidária Anjos do Amanhã por meio do Grupo Comunhão e Direito, parceiro do IEDF. Temos muito interesse em realizar trabalhos em parceria e ficamos felizes em fazer parte desta campanha e colaborar com o Anjos do Amanhã. É um enorme prazer ajudar as crianças e adolescente atendidos pelo Anjos”, disse. 

Outra bela iniciativa foi a de uma mãe que doou dezenas de brinquedos pedagógicos do filho, a maioria jogos de tabuleiros em bom estado de conservação, após uma ação de desapego realizada em conjunto com a criança. 

Entidades beneficiadas 

A campanha beneficiará as entidades de acolhimento Aldeias Infantis SOS, Batuíra – Obras Sociais do Centro Espírita, Casa Transitória de Brasília, Grupo Luz e Cura, Lar de São José, Nosso Lar e UNAC - Unidade de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. Essas entidades foram consultadas sobre os materiais necessários à montagem dos espaços e forneceram uma lista com os objetos importantes para o desenvolvimento das atividades lúdico-pedagógicas que serão ministradas no local junto ao público beneficiário. 

Parceria 

A campanha 100% Fraterno faz parte de uma parceria celebrada entre a VIJ/DF e o IEDF, em 4 de agosto, com a finalidade de promover ações sociais conjuntas orientadas para arrecadação de bens, na forma de campanhas ou doações avulsas, a serem destinados ao público atendido pela VIJ/DF. A parceria também prevê o desenvolvimento de atividades educacionais destinadas a adolescentes sob aplicação de medidas protetivas ou socioeducativas. 

Para mais informações, entre em contato com a Rede Solidária pelos telefones 3103-3382, 3285 e 3259. As doações podem ser entregues até o dia 5 de outubro nos seguintes locais: 

•          Sede da Rede Solidária Anjos do Amanhã – Vara da Infância e da Juventude - SGAN, 909 Norte.

•          Postos da Assejus nos fóruns do DF, com exceção dos Fóruns Mirabete, Verde e de Águas Claras, Guará e da Gráfica. Nesses locais, entregar nas diretorias dos fóruns.

•          Sede da Assejus – Fórum de Brasília, Bloco A, 10º andar.

•          Amagis – Fórum de Brasília, Bloco B, 10º andar.

•          Unidades do Colégio Sigma.

•          Sigma de Águas Claras (Rua 14 Sul, s/n, Lote 6).

•          Sigma Asa Sul (SGAS 912).

•          Sigma Asa Norte (SGAN 910).

•          Sigma L2 Sul (SGAN 606).

 

Fonte: SECOM/VIJ 
Postado em Notícias
Imprimir