O Professor Paulo Mota Pinto, da Universidade de Coimbra, ministrará uma palestra no Tribunal de Justiça no dia 29 de outubro, das 9h30 às 11h, no Auditório Ministro Sepúlveda Pertence. O marco é o primeiro da agenda de parceria com a universidade portuguesa com a Associação e outros órgãos importantes da Magistratura após acordo assinado em setembro.
Intitulada “O Direito Civil na Era da Inteligência Artificial”, a palestra será de uma hora e meia, limitada a apenas 180 ouvintes, estando aberta a Magistrados e servidores. O encontro tende a esclarecer a relação civil frente à resposta automática e algorítmica da IA, favorecendo uma análise ampla desta nova realidade no mundo jurídico.
As inscrições para a palestra estão abertas e podem ser feitas através do link a seguir: https://aluno.tjdft.jus.br/acao-educacional/427
O palestrante
Paulo Mota Pinto é um dos principais professores de Direito de Portugal, com palestras ministradas na Europa e em outros países lusófonos como Angola, Moçambique e o território chinês de Macau. O hoje professor foi Juiz do Tribunal Constitucional português entre 1998 e 2007.
Nascido em Coimbra, Paulo Mota Pinto é Mestre e Doutor em Ciências Jurídico-Civilistas, formado na universidade de sua cidade natal. Se especializou em Teoria Geral do Direito Civil, Contratos Civis e Direito das Coisas, sendo sócio-correspondente da Classe de Letras da Academia de Ciências de Lisboa desde o ano de 2023.
Foto: Partido Social Democrata de Portugal