O Tribunal reinaugurou, nesta sexta-feira (29/08), o seu Memorial, o Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte. O local, porém, agora se situa no térreo do Bloco A da sede do TJDFT, sendo remanejado desde o ponto anterior, no 10º andar do mesmo bloco. A iniciativa visa uma maior acessibilidade e visibilidade aos frequentadores, além de ampliar a visitação.
A AMAGIS-DF esteve presente no evento na pessoa do Vice-Presidente, Pedro de Araújo Yung-Tay Neto. O Magistrado destacou qualidades na acessibilidade ao Espaço, dedicado ao acervo do TJDFT: "Um acesso fácil a um centro de memória onde o brasiliense e os brasileiros podem vir e conhecer a história. Ficam os agradecimentos e os parabéns da Associação ao Tribunal".
Entre as novidades do reformado Memorial estão o mobiliário artesanal confeccionado pelo Desembargador Pontes de Miranda e processos originais de casos marcantes da história de Brasília, como o do Índio Galdino, de 1997, e o da “Rockonha” em 1980. O Espaço também terá o mobiliário do Tribunal utilizado na década de 1960, uma réplica de sala de audiência, a reconstituição do gabinete da Presidência, fotos, togas, medalhas, premiações e a galeria completa dos Desembargadores.
O Vice-Presidente do Tribunal, Desembargador Roberval Belinati, relembrou a Magistrada homenageada com o nome do Espaço desde sua fundação. "Hoje é um dia histórico. Lila foi minha amiga, me acolheu com muito carinho quando eu era Juiz Substituto. Contribuiu de forma ímpar para a Magistratura do Distrito Federal. É com grande honra e alegria que reinaguramos este Memorial. Representa muito mais que um local físico, é um símbolo da nossa história", relata.
Com 15 anos de história, o Memorial TJDFT tem espaço aberto para visitação das segundas às sextas-feiras, das 12h às 19h. Visitas guiadas podem ser agendadas através do e-mail
Foto: Paulo Martins/AMAGIS-DF