Featured

Votação recorde elege Vanessa Mateus como Presidente da AMB

A Juíza Vanessa Mateus foi eleita como Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para o triênio 2026-2028 após um pleito histórico, finalizado na última sexta-feira (14/11). Entre cerca de 14 mil Magistrados e Magistradas habilitados ao voto no país, 8.715 votaram pela Chapa Combatividade, Coragem e União.

A Magistrada comemorou a vitória desde a sede da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), entidade da qual já foi Presidente. A sucessora do Presidente Frederico Mendes Júnior ressaltou o valor dos números da votação: “Nunca tivemos tantos votos, nunca tivemos a participação de tantos Magistrados trabalhistas, de tantos Juízes federais unidos. Nunca tivemos um movimento tão grande na Magistratura. Isso significa, em primeiro lugar, que os Juízes e Juízas estão atentos ao movimento associativo e, em segundo lugar, que temos uma carga de responsabilidade imensa para honrar esses mais de 8 mil votos que foram recebidos”.

Aproximadamente dois terços dos Magistrados e Magistradas do país participaram das Eleições AMB 2025. No Distrito Federal a adesão ao voto foi de 81,7%. Um dos 12 Vice-Presidentes eleitos é o Presidente da AMAGIS-DF, Carlos Alberto Martins Filho, que descreveu a satisfação na presença candanga no pleito: “Extremamente honrado e feliz pelo comparecimento expressivo e histórico às urnas dos associados e associadas da AMAGIS-DF, em apoio à chapa eleita, com reafirmação da força e união da Magistratura. Esse engajamento é fundamental para que possamos seguir apoiando projetos que consolidam conquistas e fortalecem nossa classe. Conto com cada um e cada uma para que, juntos, possamos dar continuidade ao trabalho sério e ao projeto construído pela atual gestão da AMB”.

“Tenho plena consciência da grande responsabilidade que assumo. Ao lado da chapa da qual faço parte, reitero meu compromisso de continuar lutando pelo fortalecimento da Magistratura nacional e pela defesa intransigente de suas prerrogativas”, diz o atual Secretário da entidade nacional. A posse da nova diretoria da AMB acontece no dia 17 de dezembro.

Foto: Divulgação/AMB

Featured

AMAGIS-DF realiza sua Festa de Confraternização de Fim de Ano

A Associação realizou nesta sexta-feira (05/12) a sua Festa de Confraternização de Fim de Ano. No Unique Palace, Setor de Clubes Sul, atrações gastronômicas e musicais fizeram parte das comemorações do ano entre os Magistrados, Magistradas e convidados.

O Presidente Carlos Alberto Martins Filho conta a “sensação de dever institucional cumprido”. “Uma noite importante para a AMAGIS, de celebração e confraternização, após um ano de muitas lutas e vitórias significativas para a carreira. Ver a satisfação dos associados e associadas da AMAGIS na nossa festa de fim de ano reforça o sentido de unidade que buscamos promover. Parabenizo toda a Diretoria, em especial a colega Renata, nossa Diretora Social, pelo belo evento”, afirma.

A Diretora de Eventos, Renata Crispim, relata o empenho na organização da festividade. “Estou extremamente feliz e satisfeita com a festa que conseguimos entregar aos nossos associados. Depois de um ano de tanto trabalho e conquistas, uma celebração tão linda como esta é muito merecida. Cuidei de tudo pessoalmente, especialmente da decoração, para tornar o ambiente o mais elegante e acolhedor possível. Agradeço pela confiança do nosso Presidente Carlinhos e aos demais colegas associados”, declara.

A satisfação dos Magistrados com o ambiente decorado foi amplamente expressa à diretoria em caráter pessoal, como no relato da Juíza Caroline Santos Lima. “Achei a decoração impactante, acolhedora, alegre, tudo que a gente precisa numa festa de final de ano com os nossos colegas de trabalho”, descreve.

Para a Diretora de Comunicação, Acácia Regina Soares de Sá, o sucesso do evento traduz bem o ciclo de 2025. “A festa celebrou um ano de muitas realizações e conquistas para a Magistratura do Distrito Federal, foi um encontro muito bonito e alegre de Magistrados, Magistradas e familiares para confraternizar. Foi uma festa linda, com uma cuidadosa e belíssima organização em cada detalhe”, aponta.

O 2º Vice-Presidente da Associação, Pedro de Araújo Yung-Tay Neto, marca o valor da confraternização. "Simboliza não apenas a celebração das muitas conquistas que compartilhamos, mas também o reconhecimento de cada Magistrada e Magistrado que, com dedicação diária, sustentam a credibilidade e a respeitabilidade da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios", amplia.

“Este momento marca o fechamento de um ano de muito trabalho e, ao mesmo tempo, reacende nossa esperança e determinação para 2026, com a certeza de que seguiremos juntos em defesa da Magistratura e do serviço público que prestamos à sociedade. Encerramos o ciclo de 2025 com a alegria de uma associação fortalecida, unida e consciente de seu papel institucional e corporativo, sempre lutando pelas prerrogativas da Magistratura”, finaliza o Juiz.

 

  • COD_1698_original
    COD_1680_original
    COD_1260_original
    COD_1127_original
    COD_1115_original
    COD_1118_original
    COD_1074_original
    COD_0927_original
    COD_0918_original
    COD_0484_original
    COD_0304_original
    COD_0144_original
    COD_0077_original
    COD_0072_original
    COD_0060_original
    COD_0049_original
    COD_0832_original
Featured

Chapa Combatividade, Coragem e União vence as Eleições AMB 2025

A chapa única Combatividade, Coragem e União venceu as Eleições da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), após apuração no último dia do pleito, nesta sexta-feira (14/11). A nova diretoria da entidade será a responsável pela defesa da Magistratura nacional entre 2026 e 2028.

Desde a última segunda-feira (10/11), Magistrados e Magistradas de todo o país participaram da votação, tanto em modo eletrônico, quanto presencialmente, nas associações locais e na sede da AMB. Ao todo, mais de 14 mil associados e associadas estiveram habilitados a votar: virtualmente, foram computados 6,8 mil votos até a data-prazo, na quarta-feira (12/11).

A AMAGIS-DF tem presença na chapa vencedora. O Presidente Carlos Alberto Martins Filho, que atua no triênio vigente como Secretário da entidade nacional, é um dos 12 Vice-Presidentes da Associação nos próximos três anos. “Como Presidente da AMAGIS-DF e vice-presidente eleito da AMB, tenho plena consciência da grande responsabilidade que assumo. Ao lado da chapa da qual faço parte, reitero meu compromisso de continuar lutando pelo fortalecimento da Magistratura nacional e pela defesa intransigente de suas prerrogativas”, declara.

Ao todo, 81,7% dos eleitores habilitados entre os associados locais votaram. “Extremamente honrado e feliz pelo comparecimento expressivo e histórico às urnas dos associados e associadas da AMAGIS-DF, em apoio à chapa eleita, com reafirmação da força e união da Magistratura. Esse engajamento é fundamental para que possamos seguir apoiando projetos que consolidam conquistas e fortalecem nossa classe. Conto com cada um e cada uma para que, juntos, possamos dar continuidade ao trabalho sério e ao projeto construído pela atual gestão da AMB”, afirma o Magistrado.

Presidente da comissão eleitoral local, o Juiz Paulo Marques da Silva endossou a expressiva participação. “A participação ativa dos Magistrados do Distrito Federal no pleito nacional fortalece a representatividade da nossa classe e reafirma o compromisso com a cidadania, que é a essência da Justiça”, indica.

Integrante da comissão eleitoral local, a Tesoureira da AMB, Maria Isabel da Silva, falou da importância do pleito. “É um momento solene para a Magistratura brasileira porque se dá escolha dos seus dirigentes, daqueles que irão representá-nos junto ao Congresso Nacional, ao Executivo, ao Poder Judiciário (CNJ, Supremo, demais instituições de Justiça) e para isso nós precisamos de uma Magistratura forte uma estrutura que seja representativa. E uma Magistratura representativa é aquela que recebe o voto da maioria dos seus membros, para isso nós estamos conclamando os juízes para que votem para dar legitimidade”, relata.

A Magistrada indica a capacidade de continuidade do trabalho feito na anterior gestão. “Muito embora seja uma chapa única, capitaneada pela Vanessa Mateus, a legitimidade vem do voto, da confiança dos associados. Passamos por um momento muito importante, tivemos muitas conquistas nesses últimos anos e precisamos preservá-las, conservá-las, e para isso eu acredito que a nova administração terá esse esse encargo mas saberá realizá-lo com proficiência, com sucesso e com certeza trará novos ganhos para toda a Magistratura nacional”, projeta.

 

Chapa Combatividade, Coragem e União

Presidente: Vanessa Ribeiro Mateus

Vice-Presidentes: Alexandre José Gonçalves Trineto, Carlos Alberto Martins Filho, Cristiano Vilhalba Flores, Deise Holder Silva Martins, Eunice Bitencourt Haddad, Felipe Augusto de Magalhães Calvet, Gustavo Adolfo Plech Pereira, Líbio Araújo Moura, Marcel Ferreira dos Santos, Marcelo Pizolati, Mário José Esbalqueiro Junior e Rosimere das Graças do Couto

Coordenadores

Justiça Estadual: Patrícia Machado Carrijo

Justiça Federal: Anderson Furlan Freire da Silva

Justiça do Trabalho: Bruno José perusso

Justiça Militar: Fábio Duarte Fernandes

Aposentados: Pedro Cauby Pires de Araújo

Conselheiros Fiscais: Fabíola Cristina Inocêncio, Hélio Pinheiro Pinto, Luís Márcio Nascimento Albuquerque, Marianne Júdice de Mattos e Thiago Brandão de Almeida

Featured

Diálogos da Magistratura tem casa cheia no auditório do CNJ

O auditório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi o palco de um caloroso encontro nesta segunda-feira (26/05). Repleto, o espaço recebeu a 13ª edição do Programa Diálogos da Magistratura, idealizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com parceria do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF).

O Ministro Luís Roberto Barroso ouviu os Juízes e Juízas do TJDFT na 13ª edição do evento. A conversa levou mais de 45 minutos e tocou diversos pontos do cotidiano atual da Magistratura da capital federal.

O presidente da AMB, Frederico Mendes Júnior, indica a mudança no sentido de contato entre todo o Poder Judiciário. "Essa discussão ocorre mais a nível de cúpula, entende-se isso: é uma cultura que nós temos no Judiciário. O Ministro Barroso vem e rompe essa barreira, vai até os estados para falar para a Magistratura, mas principalmente para ouvir a Magistratura, o que ela tem para lhe dizer sobre os seus projetos, as suas angústias, o que pode ser modificado no Judiciário, o que pode ser melhorado, também para ouvir elogios", indica.

Atentos às pautas de melhora no exercício da Magistratura, o presidente lembra do compromisso dos Magistrados e Magistradas do TJDFT em aderir à associação nacional. "Nós tivemos uma adesão muito grande da Magistratura do Distrito Federal à AMB e isso, eu acho, diz respeito também a esses resultados, a essa forma que nós enxergamos a Magistratura do Distrito Federal", descreve.

O presidente da AMAGIS-DF e secretário da AMB, Carlos Alberto Martins Filho, destacou brevemente como os Diálogos reforçam os elos da Magistratura em si. "Nós temos aqui pessoas com 30 anos de Magistratura e Juízes e juízas da última turma presentes, percebendo a importância desse projeto do CNJ em parceria com a AMB. Isto fortalece o movimento associativo em todo o Brasil. Nós estamos percebendo nos outros estados; e aqui no DF não é diferente. A relação do associativismo na AMB já era muito boa, muito forte e ela vem crescendo. Essa parceria do CNJ com a AMB fortalece o processo", registra.

Em uma introdução, o Ministro Barroso contou sobre algumas medidas favoráveis à Magistratura e à sociedade ao mesmo tempo. Entre elas, a resolução da equidade de gênero, aprovada pela Ministra Rosa Weber, a resolução sobre o juiz de garantias, e o envio de R$ 200 milhões para ajuda humanitária no Rio Grande do Sul, com rendas pecuniárias do Poder Judiciário.

A Desembargadora Maria Ivatonia dos Santos destacou o contato com o Ministro como fórmula de evolução do exercício da Magistratura. "Sem dúvida alguma é uma iniciativa muito salutar, muito interessante. Só demonstra como o Ministro é preocupado com os rumos da Magistratura, com a boa gestão, com a transparência, com a escuta muito ativa da magistratura para que sempre a gente consiga se aprimorar", comemora.

O Juiz Fábio Francisco Esteves reforça que a aproximação entre as instituições diversas do Judiciário contribui para o progresso diário em todas as instâncias. "Primeiro, essa iniciativa aproxima a base, aproxima a Magistratura, não só da AMB, da direção da AMB, mas também do Supremo Tribunal Federal, para pensar não só enquanto o CNJ, motor de políticas públicas, mais tocadas, mais direcionadas para que nós consigamos produzir soluções que possam conduzir à base, à finalidade última do Judiciário", relata.

  • 1
  • 2
Página 1 de 2