A chapa única Combatividade, Coragem e União venceu as Eleições da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), após apuração no último dia do pleito, nesta sexta-feira (14/11). A nova diretoria da entidade será a responsável pela defesa da Magistratura nacional entre 2026 e 2028.
Desde a última segunda-feira (10/11), Magistrados e Magistradas de todo o país participaram da votação, tanto em modo eletrônico, quanto presencialmente, nas associações locais e na sede da AMB. Ao todo, mais de 14 mil associados e associadas estiveram habilitados a votar: virtualmente, foram computados 6,8 mil votos até a data-prazo, na quarta-feira (12/11).
A AMAGIS-DF tem presença na chapa vencedora. O Presidente Carlos Alberto Martins Filho, que atua no triênio vigente como Secretário da entidade nacional, é um dos 12 Vice-Presidentes da Associação nos próximos três anos. “Como Presidente da AMAGIS-DF e vice-presidente eleito da AMB, tenho plena consciência da grande responsabilidade que assumo. Ao lado da chapa da qual faço parte, reitero meu compromisso de continuar lutando pelo fortalecimento da Magistratura nacional e pela defesa intransigente de suas prerrogativas”, declara.
Ao todo, 81,7% dos eleitores habilitados entre os associados locais votaram. “Extremamente honrado e feliz pelo comparecimento expressivo e histórico às urnas dos associados e associadas da AMAGIS-DF, em apoio à chapa eleita, com reafirmação da força e união da Magistratura. Esse engajamento é fundamental para que possamos seguir apoiando projetos que consolidam conquistas e fortalecem nossa classe. Conto com cada um e cada uma para que, juntos, possamos dar continuidade ao trabalho sério e ao projeto construído pela atual gestão da AMB”, afirma o Magistrado.
Presidente da comissão eleitoral local, o Juiz Paulo Marques da Silva endossou a expressiva participação. “A participação ativa dos Magistrados do Distrito Federal no pleito nacional fortalece a representatividade da nossa classe e reafirma o compromisso com a cidadania, que é a essência da Justiça”, indica.
Integrante da comissão eleitoral local, a Tesoureira da AMB, Maria Isabel da Silva, falou da importância do pleito. “É um momento solene para a Magistratura brasileira porque se dá escolha dos seus dirigentes, daqueles que irão representá-nos junto ao Congresso Nacional, ao Executivo, ao Poder Judiciário (CNJ, Supremo, demais instituições de Justiça) e para isso nós precisamos de uma Magistratura forte uma estrutura que seja representativa. E uma Magistratura representativa é aquela que recebe o voto da maioria dos seus membros, para isso nós estamos conclamando os juízes para que votem para dar legitimidade”, relata.
A Magistrada indica a capacidade de continuidade do trabalho feito na anterior gestão. “Muito embora seja uma chapa única, capitaneada pela Vanessa Mateus, a legitimidade vem do voto, da confiança dos associados. Passamos por um momento muito importante, tivemos muitas conquistas nesses últimos anos e precisamos preservá-las, conservá-las, e para isso eu acredito que a nova administração terá esse esse encargo mas saberá realizá-lo com proficiência, com sucesso e com certeza trará novos ganhos para toda a Magistratura nacional”, projeta.
Chapa Combatividade, Coragem e União
Presidente: Vanessa Ribeiro Mateus
Vice-Presidentes: Alexandre José Gonçalves Trineto, Carlos Alberto Martins Filho, Cristiano Vilhalba Flores, Deise Holder Silva Martins, Eunice Bitencourt Haddad, Felipe Augusto de Magalhães Calvet, Gustavo Adolfo Plech Pereira, Líbio Araújo Moura, Marcel Ferreira dos Santos, Marcelo Pizolati, Mário José Esbalqueiro Junior e Rosimere das Graças do Couto
Coordenadores
Justiça Estadual: Patrícia Machado Carrijo
Justiça Federal: Anderson Furlan Freire da Silva
Justiça do Trabalho: Bruno José perusso
Justiça Militar: Fábio Duarte Fernandes
Aposentados: Pedro Cauby Pires de Araújo
Conselheiros Fiscais: Fabíola Cristina Inocêncio, Hélio Pinheiro Pinto, Luís Márcio Nascimento Albuquerque, Marianne Júdice de Mattos e Thiago Brandão de Almeida
