Notícias

Votação recorde elege Vanessa Mateus como Presidente da AMB

Votação recorde elege Vanessa Mateus como Presidente da AMB

A Juíza Vanessa Mateus foi eleita como Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para o triênio 2026-2028 após um pleito histórico, finalizado na última sexta-feira (14/11). Entre cerca de 14 mil Magistrados e Magistradas habilitados ao voto no país, 8.715 votaram pela Chapa Combatividade, Coragem e União.

A Magistrada comemorou a vitória desde a sede da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), entidade da qual já foi Presidente. A sucessora do Presidente Frederico Mendes Júnior ressaltou o valor dos números da votação: “Nunca tivemos tantos votos, nunca tivemos a participação de tantos Magistrados trabalhistas, de tantos Juízes federais unidos. Nunca tivemos um movimento tão grande na Magistratura. Isso significa, em primeiro lugar, que os Juízes e Juízas estão atentos ao movimento associativo e, em segundo lugar, que temos uma carga de responsabilidade imensa para honrar esses mais de 8 mil votos que foram recebidos”.

Aproximadamente dois terços dos Magistrados e Magistradas do país participaram das Eleições AMB 2025. No Distrito Federal a adesão ao voto foi de 81,7%. Um dos 12 Vice-Presidentes eleitos é o Presidente da AMAGIS-DF, Carlos Alberto Martins Filho, que descreveu a satisfação na presença candanga no pleito: “Extremamente honrado e feliz pelo comparecimento expressivo e histórico às urnas dos associados e associadas da AMAGIS-DF, em apoio à chapa eleita, com reafirmação da força e união da Magistratura. Esse engajamento é fundamental para que possamos seguir apoiando projetos que consolidam conquistas e fortalecem nossa classe. Conto com cada um e cada uma para que, juntos, possamos dar continuidade ao trabalho sério e ao projeto construído pela atual gestão da AMB”.

“Tenho plena consciência da grande responsabilidade que assumo. Ao lado da chapa da qual faço parte, reitero meu compromisso de continuar lutando pelo fortalecimento da Magistratura nacional e pela defesa intransigente de suas prerrogativas”, diz o atual Secretário da entidade nacional. A posse da nova diretoria da AMB acontece no dia 17 de dezembro.

Foto: Divulgação/AMB