A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) nomeou oito Magistrados e Magistradas associados como membros de diretorias na instituição. Os Juízes em questão farão parte da gestão do triênio 2025-2028 no segmento no qual foram escolhidos.
Os nomeados têm pela frente uma grande responsabilidade na participação ativa, nos diferentes segmentos, pelo fortalecimento da Magistratura em todo o país. A Associação parabeniza e deseja sorte aos Magistrados e Magistradas designados.
Confira os Juízes escolhidos para as pastas:
Coordenadoria de Execução Penal - Bruno Aielo Macacari
Diretoria AMB Mulheres - Débora Cristina Santos Calaço e Lilia Simone Rodrigues da Costa Vieira
Diretoria de Cidadania - Gislaine Carneiro Campos Reis
Diretoria Institucional - Acácia Regina Soares de Sá
Diretoria de Planejamento Estratégico - Pedro de Araújo Yung-Tay Neto
Diretoria de Recepção a Novos Magistrados - Bruna Araújo Coe Bastos
Diretoria de Valorização ao Magistrado e Políticas Remuneratórias - Tarcísio de Moraes Souza
A Diretora Institucional Acácia Regina Soares de Sá descreve a sensação da nomeação. “É uma grande honra e alegria integrar a Diretoria Institucional e poder contribuir com o fortalecimento e valorização permanente da Magistratura brasileira”, diz. Coordenador de Execução Penal, Bruno Aielo Macacari conta que “é uma responsabilidade muito grande somar com a AMB para estar atento às necessidades dos colegas Magistrados que atuam em uma área tão desafiadora como a execução penal”.
A representatividade dos associados e associadas AMAGIS-DF foi um ponto destacado pela Diretora de Cidadania Gislaine Carneiro Campos Reis. “Estou muito honrada e comprometida. Isso só reforça a representatividade da Magistratura do DF no cenário nacional. O cargo permite a expansão de projetos de impacto social e fortalecimento de políticas que aproximem o Judiciário da sociedade, colocando foco na promoção de uma justiça cada vez mais humana, inclusiva e com estratégias consolidadas na defesa dos direitos fundamentais”, explica.
Para o Diretor de Valorização ao Magistrado e Políticas Remuneratórias Tarcísio de Moraes Souza a ação no triênio representa todo um desafio. “É com orgulho e senso de responsabilidade que aceitei o convite para integrar essa importante Diretoria da AMB, responsável por desempenhar papel fundamental na defesa das condições dignas de trabalho e da justa remuneração da Magistratura nacional”, descreve.
O Diretor de Planejamento Estratégico e 2º Vice-Presidente da AMAGIS-DF, Pedro de Araújo Yung-Tay Neto, ressalta o peso do trabalho a ser feito no prazo imediato e o impacto do mesmo. "É assumir uma missão de elevada responsabilidade institucional, voltada a pensar o Judiciário do presente e do futuro. A atuação será pautada pelo alinhamento às diretrizes da Presidência da AMB, com foco na valorização e no prestígio das Magistradas e dos Magistrados, na defesa intransigente de suas prerrogativas e no fortalecimento da independência judicial e do Estado de Direito", relata.
A Diretora de Recepção a Novos Magistrados Bruna Araújo Coe Bastos destaca a importância aos recém-associados. “A aprovação na Magistratura é conquista, mas o início na carreira é um grande desafio. Assumo a Diretoria na AMB com o compromisso de acolher os novos Magistrados e apresentar a força do associativismo como nossa rede de apoio fundamental”, aponta.
A representatividade é o foco e a palavra-chave para a Diretora da AMB Mulheres Débora Cristina Santos Calaço. “Colaborar com a atual gestão na elaboração de soluções e estratégias que ampliem a participação das Magistradas nos Tribunais para que o Judiciário seja mais representativo da sociedade brasileira. Estou certa de que o trabalho que será realizado na Diretoria, sob as diretrizes da Presidência da AMB, importará em ações que impactarão no fortalecimento do Poder Judiciário brasileiro, reforçando o compromisso associativo com o Estado Democrático de Direito”, afirma.
Os Magistrados e Magistradas foram indicados através do inciso VI do Artigo 19 do Estatuto da AMB. O mesmo prevê que “compete ao Presidente, além de outras atribuições fixadas, designar diretores e assessores”.
Foto: Divulgação/TJDFT
