Notícias

Primeira Sessão do Pleno de 2026 homenageou o Desembargador Maurício Miranda

Primeira Sessão do Pleno de 2026 homenageou o Desembargador Maurício Miranda

A Primeira Sessão do Tribunal Pleno de 2026 foi marcada por homenagens ao Desembargador Maurício Miranda. O tributo aconteceu na tarde desta terça-feira (27/01), no Palacinho.

O local designado ao Magistrado, falecido no último dia 4 de janeiro, na Sala de Sessões do Pleno, estava vago, com uma placa de homenagem do TJDFT, além de flores. Ambos foram entregues à família, que prestigiou a sessão, além dos membros do gabinete do Desembargador.

O Desembargador Diaulas Costa Ribeiro fez a homenagem em nome da Corte. No discurso, falou pelo Tribunal sobre o pesar do falecimento após 20 dias. "Ele continua presente, dessa vez com a sua alma, na nossa memória e na nossa saudade. Ninguém se conforma com uma morte tão precoce, tão prematura", declara.

O colegiado pontuou a relação pessoal com o Desembargador, com quem também compartilhou vida no MPDFT. "A minha convivência com Maurício durou 35 anos. Nenhuma adversidade foi superior ao respeito e à amizade que nos manteve próximos", relembra.

Entre as memórias, o Magistrado destacou os valores de Maurício Miranda. "Ele faria 61 anos em março. O Rei do Júri mostrava mais que sua majestade, mostrava sua amizades e sua simplicidade. Que as boas lembranças do Maurício fiquem entre nós", finaliza.

Maurício Miranda nasceu em Brasília, em 1965. Se tornou mestre em Direito na Universidade Católica de Brasília e lecionou Direito Penal por mais de 15 anos em diversas instituições de ensino do DF. Também foi promotor de Justiça no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, estando no órgão por mais de três décadas. No Tribunal, foi empossado como Desembargador em junho de 2023.